



Durante a tarde da última segunda-feira (30), o Sebrae, em conjunto com o Grande Pacto da Inovação e a Prefeitura do Rio Grande, deram início a mais uma etapa do projeto de Posicionamento Territorial e Estratégias Turísticas para a cidade do Rio Grande. O encontro formativo, que ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, reuniu atores ativos do setor, tendo como objetivo dar continuidade às ações iniciadas na última reunião do grupo, no início do mês de setembro.
Ainda, os colaboradores puderam, também, contar com a consultoria de profissionais da Unisinos e do Otroporto, que compareceram ao encontro e somaram aos profissionais que já provêm assistência ao setor.
Previamente 23 iniciativas de possíveis de execução foram elaboradas, agora, seis foram definidas como prioritárias. Os seis projetos definidos são Produtos Locais, Experiências Gastronômicas, Cassino 4 Estações, Hospedagens Turísticas, Capacitação e Formação, Hub Mercado Público. A partir destas, os colaboradores formaram grupos de trabalho que irão atuar diretamente com estes projetos desenvolvendo estratégias e planos de ação.
Os projetos escolhidos variam entre a elaboração de um roteiro gastronômico, capacitações e a valorização do Balneário Cassino e do Mercado Público, tendo como propósito explorar o potencial que a Capital Nacional das Águas oferece. Além disso, foram criadas iniciativas para fomentar roteiros turísticos em áreas mais afastadas, como a Ilha dos Marinheiros e a Capilha.
As propostas visam o desenvolvimento de uma programação contínua de eventos, aproveitando as infraestruturas já existentes para atrair um fluxo constante de visitantes e moradores locais.
Por fim, o grupo de trabalho focado no turismo continuará a realizar encontros nos próximos meses para dar continuidade aos projetos em andamento e atrair novos colaboradores, contando com mais uma formação com a presença de consultores da Unisinos.