Durante a última semana, entre os dias 11 e 13 de setembro, líderes dos ecossistemas de inovação de, Rio Grande, Pelotas e Camaquã participaram do Eli Summit, evento de destaque no cenário internacional, promovido pelo Sebrae, que ocorreu na cidade de Petrolina, Pernambuco. O encontro reuniu especialistas, empreendedores e agentes de inovação do Brasil e de diversos outros países, com o objetivo de promover conexões estratégicas e compartilhar boas práticas entre ecossistemas locais e internacionais.
Representando a Coordenação do Programa Grande Pacto da Inovação, a Agente de Inovação, Claudia Maia e Artur Gibbon, Diretor do OCEANTEC Parque Tecnológico da FURG acompanhados do professor Samuel Bonato, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Orientador dos Agentes Locais de Inovação do RS, estiveram presentes no evento.
De acordo com Claudia, o evento foi de extrema importância para estabelecer conexões que fortalecem o ecossistema do Rio Grande. “O ELI Summit 2024 foi uma experiência incrível. A troca de conhecimentos e a aproximação entre os ecossistemas de inovação, especialmente os do Rio Grande do Sul, criaram oportunidades reais de colaboração. O agradecimento do Sebrae RS pelo apoio durante as enchentes reforçou o espírito de solidariedade e união entre os participantes. Volto com novas conexões e muita inspiração para continuar inovando no ecossistema de Rio Grande”, comenta a Agente de Inovação.
O Eli Summit é reconhecido como o maior evento nacional voltado ao fortalecimento de ecossistemas de inovação, proporcionando um ambiente de aprendizado e networking, onde líderes locais trocam experiências e conhecem ecossistemas internacionais.
Ao todo, o evento contou com 550 participantes de 7 países diferentes, totalizando 340h de atividades. Dentre as atrações, destacam – se 09 oficinas de formação exclusivas e 15 visitas técnicas comandadas por 10 experts internacionais e 11 experts nacionais. Além, 145 participantes colaboraram em 216 sessões de matchmaking.
Para Artur Gibbon, o momento também foi de agradecer às lideranças que prestaram auxílio ao estado do Rio Grande do Sul após as enchentes do mês de Maio. Ainda, ele comenta que durante a troca apresentou desafios e dificuldades decorrentes da tragédia de forma a facilitar futuras ações.
“Foi muito bom também poder me reunir e conhecer novos ecossistemas, novos atores, isso nos ajuda a entender um pouco da grandiosidade do Brasil, do potencial que a gente tem em outras regiões, de aprender com boas práticas, bons exemplos do que está funcionando em outros lugares, foi muito interessante. Isso traz um impacto muito grande para o RS e ver o quão o Rio Grande do Sul está se consolidando como um grande celeiro do movimento de inovação é um momento muito especial”, destaca Gibbon.
O diretor comenta também que o evento foi capaz de fortalecer laços entre as lideranças do próprio estado do Rio Grande do Sul que compareceram juntas ao evento. “Participar dessa missão, sair junto com os gaúchos daqui, conviver esse tempo todo, nos traz uma proximidade entre nós. Nós já nos conhecemos, mas esse convívio de alguns dias também aproxima e traz uma liga, uma confiança maior entre nós”, finaliza.
Ademais, por Pelotas, participaram Edgar Mattarredona, Diretor Técnico-científico do Pelotas Parque Tecnológico, Paola Porto, Coordenadora de Educação da Axis Brasil, e Thamyres Passos, Agente Local de Inovação (ALI) Ecossistemas. Ainda, Jefferson Poncio representou o ecossistema YNOV Camaquã e Luiz Carlos Pinto, Coordenador do Pacto Alegre e Padrinho do Grande Pacto esteve representando o ecossistema de Porto Alegre.
Por fim, além de Rio Grande, Pelotas e Camaquã, outros ecossistemas do Rio Grande do Sul também marcaram presença no evento, incluindo Caxias do Sul, Santa Maria, Panambi, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Alegrete, Uruguaiana, Gravataí e Porto Alegre.